São Fidélis inicia projeto de escola em tempo integral para alunos do 1º ao 5º ano
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Aulas ampliadas começam nesta segunda-feira (5) na Escola Municipal Albertino Nascimento, no distrito de Colônia. Iniciativa é piloto e deve ser expandida para outras unidades. O novo modelo inclui disciplinas de enriquecimento curricular como educação financeira, musicalização, inglês, oralidade, orientação de estudos, entre outros.
Prefeitura de São Fidélis
A cidade de São Fidélis, no Norte Fluminense, dá início nesta segunda-feira (5) ao projeto de Escola em Tempo Integral, que atenderá inicialmente 100 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Albertino Nascimento (EMAN), localizada no distrito de Colônia.
Com a nova proposta, os estudantes que antes cumpriam uma carga horária de 20 horas semanais passam agora a ter 35 horas de atividades na unidade. O novo modelo inclui disciplinas de enriquecimento curricular como educação financeira, musicalização, inglês, oralidade, orientação de estudos, entre outros.
“Nossa intenção é estender o horário dos alunos, mas não apenas para que fiquem mais tempo na escola. O objetivo é oferecer oportunidades reais de desenvolvimento de habilidades que farão toda a diferença no futuro”, afirma a coordenadora do projeto, Ana Paula Ribeiro.
A cerimônia de lançamento foi realizada na última quarta-feira (30), na quadra do distrito, e contou com a presença de autoridades, da comunidade escolar e de moradores da região.
Segundo o secretário municipal de Educação, Jonatas Silva, a escola foi escolhida para ser a unidade piloto do projeto, mas a meta é expandir a iniciativa para outras escolas da rede.
“Nosso planejamento é começar pelos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas em breve vamos levar também para os alunos do 6º ao 9º ano. Temos a certeza de que este será um marco na educação do município”, disse o secretário.
Projeto é reconhecido em publicação nacional
O projeto já começou a ganhar destaque fora da cidade. Um artigo intitulado “Política de Educação em Tempo Integral no Município de São Fidélis/RJ: reflexões sobre o processo de construção participativa” foi um dos dez selecionados na região Sudeste para compor um e-book do Curso de Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas de Secretarias de Educação, dentro do Programa Escola em Tempo Integral (ETI).
O texto foi escrito pela professora supervisora Clarissa Poubel, com coautoria da coordenadora Ana Paula Ribeiro e da gestora escolar Lívia Malafaia.
“Dentre tantas produções e avaliações realizadas em toda a região Sudeste, estar entre os dez trabalhos escolhidos é uma grande honra”, celebrou Ana Paula.
Segundo a equipe, a seleção reforça a importância da construção coletiva de políticas públicas e do compromisso com uma educação mais equitativa e conectada com as realidades locais.