Motociclista filmado furtando agente do Degase já morto na Linha Amarela presta depoimento e entrega celular
Alexander de Araújo Carvalho, de 46 anos, estava a caminho do trabalho quando foi baleado. Ele morreu na hora. Caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Vídeo mostra motociclista furtando agente do Degase já morto na Linha Amarela
O motociclista filmado furtando o agente Alexander de Araújo Carvalho quando ele já estava morto na Linha Amarela, na última segunda-feira (3), se apresentou à polícia nesta terça (4) e entregou o objeto.
O servidor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) foi atingido com pelo menos 15 tiros durante um arrastão na manhã de segunda e morreu na hora.
O corpo de Alexander não tinha sido recolhido do asfalto quando um motociclista parou ao lado da vítima e furtou um objeto.
O suspeito pilotava uma moto azul. Ele estava de capacete e mochila e usava uma bermuda preta, camiseta e chinelo brancos.
Ele para a moto rapidamente e vai em direção à vítima. Se abaixa, pega um objeto, volta para a moto e vai embora.
Dois homens que estavam num carro passam próximo ao local e, espantados, comentam sobre o furto. Segundo eles, o motociclista levou o celular da vítima (veja acima).
Motorista do carro: Ihh, catou o celular, filho. Que isso jogador?
Carona do carro: Que isso, roubou o defunto, mano.
Em depoimento na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o homem — que não teve a identidade revelada — contou que achou que o objeto estava perdido na via expressa.
Após prestar os esclarecimentos, ele foi liberado e vai responder por furto.
Também nesta terça, o corpo de Alexander foi enterrado no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste. Um ônibus, além de viaturas, levou diversos agentes do Degase para a cerimônia, onde os colegas da vítima fizeram uma roda em volta do caixão e recitaram gritos de guerra.
Agente do Degase é morto em arrastão na Linha Amarela
A morte do agente
De acordo com a Polícia Militar, o agente do Degase foi morto durante um arrastão na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.
Testemunhas contaram que os bandidos estavam em dois carros e teriam abordado o agente — não está claro se ele reagiu.
Alexander teria jogado a arma embaixo do banco do carro, desembarcado do veículo e saído correndo. Em seguida, ele foi baleado.
A DHC investiga se Alexander foi reconhecido pelos criminosos durante o crime.
Após o crime, os bandidos roubaram uma Toyota e um Renault. Testemunhas contaram ainda que os assaltantes levaram a arma de Alexander. Um dos carros roubados é de um tenente-coronel, de 77 anos, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo a Polícia Militar, agentes do 22ª BPM (Maré) foram informados de que havia um arrastão na via. Houve confronto, e Alexander foi baleado e morreu no local. Ainda de acordo com a PM, os suspeitos fugiram em direção ao Complexo da Maré.
As pistas da Linha Amarela ficaram fechadas por cerca de 3 horas e foram reabertas pouco depois das 9h.
O carro usado pelo agente do Degase ficou abandonado perto da saída 7 da via, passou por perícia e foi rebocado.
Alexander tinha 46 anos e estava há 10 no Degase. Ele deixou uma filha.FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/02/05/motociclista-filmado-furtando-agente-do-degase-morto-linha-amarela.ghtml